Hortas Escolares

Nos últimos anos, o grupo veio se aproximando de escolas e instituições de ensino desenvolvendo um trabalho de educação ambiental com enfoque nos princípios da agroecologia. Já temos parcerias estabelecidas com a Escola Agrícola Ruben Foot Guimarães e com o Complexo Educacional do bairro Jardim Novo I, os quais somos mais presentes e atuantes e possuímos um maior acúmulo de atividades. Em ambas as escolas já nos foi cedido um espaço dentro de seus terrenos para a implementação de hortas agroecológicas, em que utilizaremos para discutir as problemáticas inseridas no contexto rural e praticar as técnicas difundidas pela agroecologia em alternativa das pela agricultura convencional.

Fomos convidados por um projeto da pedagogia para auxiliarmos em uma “transição agroecológica” da Escola Agrícola Engenheiro Ruben Foot Guimarães. A escola recebe crianças e adolescentes da zona rural, dispondo de espaços agrícolas para o aprendizado para além do currículo escolar tradicional.

O projeto está em etapa inicial, mas além de auxiliar a desenvolver atividades de formação com os discentes, esperamos criar um Espaço Agroecológico. Nele teremos um contraponto ao manejo convencional utilizado na roça da escola. Temos uma parceria com algumas moradoras do Jd Novo I, que estão lutando para construir uma associação de bairro.

Auxiliaremos nos projetos ambientais da associação. Até o momento realizamos o plantio de algumas mudas no Complexo Educacional, que nos cedeu um canteiro. Esse ano iniciaremos uma horta com as crianças, além de atividades esporádicas com a comunidade.

Em outubro facilitamos uma vivência de avaliação do bairro e sistematização dos sonhos, plantio de ervas medicinais e em fevereiro daremos uma oficina de compostagem doméstica (minhocário de baixo custo).


Vivência de avaliação do bairro e sistematização dos sonhos no Complexo Educacional do Jardim Novo I em Outubro de 2016.