LEEC

Equipe

Bruno (Fritura)

Participa desde: 2015

Relação com o Gira:

Nasci e fui criado em terras andreenses (Grande ABC). Passei dois anos e meio fazendo Engenharia Ambiental na Unesp em Sorocaba, onde tive meus primeiros contatos com a agroecologia e permacultura, mas ainda de forma tímida.

Estou no Gira há quase dois anos, ainda na engenharia. Porém com o gira-sol pude enxergar melhor a importância da agroecologia como uma alternativa possível e transformadora.

Leva do Gira para a vida:

Pretendo continuar na academia, ou seguir carreira pública. Agora sabendo que a agroecologia sempre estará presente na minha vida, mesmo que aplicada no quintal e/ou na feira da cidade.

César

Participa desde: 2016

Relação com o Gira:

Uma vivência muito importante para meu autoconhecimento, através do girassol e seus membros pude entender agroecologia como algo que quero para vida, aprender a respeitar e beber o conhecimento trocado nos campos, nas conversas, e a valorizar isso, e toda a ancestralidade do trabalho humano que prepara a vinda das gerações.

Me dediquei mais a abrir canteiros e manejar o SAF, embora veja grande importancia nas outras atividades do grupo (atividades com escolas, trocas de sementes, etc.)

Leva do Gira para a vida:

Tudo, especialmente a partilha de conhecimentos.

Outros trabalhos com agroecologia:

Continuo participando de mutirões em MG, participando de sua organização, auxiliando conhecidos que querem fazer agrofloresta em sua terra, organizando PDCs

Ellen

Participa desde: 2016

Relação com o Gira:

O Gira foi um grupo que me apresentou uma nova forma de ver o mundo, me mostrou que é possível um novo modelo de agricultura, e que tem muita gente boa que também acredita e luta por isso.

Leva do Gira para a vida:

Entre os projetos incríveis que o Gira me proporcionou dou destaque para a escrita do edital do NEA no inicio de 2017, e a o projeto “Horta nas Escolas”, mesmo tendo participado só do inicio dessa construção, sei que será um projeto massa, que essa galera vai tocar com muito carinho.

Além de grandes amigos, que certamente vou levar para a vida toda, levo do gira conhecimentos em SAF, Educação Ambiental, trabalho coletivo, entre tantas outras coisas, experiências que nunca vou esquecer.

Outros trabalhos com agroecologia:

Atualmente dou aulas em um colégio na cidade de São José dos Campos, e sempre busco trazer para as minhas aulas os conhecimentos que adquiri com o Grupo Gira Sol, disseminando agroecologia para essa criançada rs.

Larissa Carpigiani (Lila)

Participa desde: 2016

Relação com o Gira:

Após alguns anos enrolando pra entrar no Projeto, ano passado comecei a participar das reuniões e algumas atividades, e desde então tenho aprendido muitas coisas, principalmente o trabalho intenso que grupo têm. Tenho gostado muito de participar do grupo e conhecer essa galera da agroeco em que me sinto cada vez mais inserida. É muita garra, e saboroso fazer desse grupo, e da construção constante desse projeto.

Durante o pouco tempo que estou no projeto a inciativa que mais me marcou e ainda está em construção é a comunicação com um bairro um pouco mais isolado de Rio Claro, e que estamos começando projetos futuros lá.

Leva do Gira para a vida:

Olha, como anda vou ficar no projeto por mais um tempo creio que aprenderei muito mais coisas pra levar pra vida, mas a princípio o que vou levar são as técnicas aprendidas no SAF, o comprometimento e parceria da galera, os improvisos nas horas de aperto hahaha.

Outros trabalhos com agroecologia:

Atualmente ainda estou no projeto, mas queria muito continuar na linha de Educação Ambiental quando me formar, fora outras iniciativas que estou procurando trazer pra casa, como horta e minhocário.

Larissa (Lali)

Participa desde: 2011

Relação com o Gira:

O Gira foi minha escola, onde moldei minha forma de agir em relação ao mundo e seus problemas. Fonte de aprendizados na busca da autonomia, de um novo paradigma social e outra relação com o meio ambiente.

Leva do Gira para a vida:

Nos anos de Gira muitas coisas aconteceram, mas sem dúvidas o SAF do grupo virou um refúgio. TerraPia abrindo canteiros e muita motivição ao ver as plantas crescerem. Outra frente marcante foi o envolvimento do grupo com a REGA (Rede de Grupos de Agroecologia): articular o grupo em uma rede nacional trouxe amadurecimento pro projeto e amizades por todo o país.

O Gira me deixou a vontade de sempre trabalhar a muitas mãos, porque mostrou a força do mutirão. E dele trago muitas memórias, amizades, ideais, técnicas, experiências práticas e acúmulos!

Outros trabalhos com agroecologia:

Atualmente estagio com adequação ambiental em um sítio de orgânicos, e a Agroecologia não vai sair da minha vida tão cedo!

Lucas Ota

Participa desde: 2017

Relação com o Gira:

Sempre estive ao lado do Gira-sol acompanhando suas atividades mas nunca como um membro atuante. Apenas esse ano da faculdade tive o ímpeto de entrar no grupo e trabalhar com responsabilidades para fazer o grupo crescer e ter novos trabalhos.
Quero trazer a bioconstrução e a experiência que tenho com estruturas orgânicas (materiais naturais, sustentabilidade na construção, formas com adequação natural) para somar ao grupo com diferentes ideias.

Leva do Gira para a vida:

Aprendizados da relação do ser com a natureza, o trabalho em grupo e família, e de como sempre há de surpreender-se e maravilhar-se com a agroecologia.

Outros trabalhos com agroecologia:

Trabalhos em fazendas e comunidades com produção orgânica e/ou agroflorestal através de contatos diretos ou pela plataforma WWOOF em diferentes regiões do Brasil e na região de Misiones, Argentina.

Stella Cavassana